quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Realidade Virtual vs Realidade Aumentada

Embora pertençam a um mesmo ramo da tecnologia (imersiva), Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (VR) não são a mesma coisa.

É comum elas serem tratadas como sinónimos, porém, cada uma possui particularidades diferentes.

A principal diferença entre estas duas tecnologias é:

  • A Realidade Virtual permite a imersão do usuário em um ambiente 3D;

  • A Realidade Aumentada traz elementos do mundo virtual para o real;

Realidade Virtual:


Ao fazer uso da VR, a pessoa encontrará uma experiência multissensorial e com interação em tempo real, pois ela estará dentro de uma interface tridimensional, podendo simular ações e movimentos.

No caso da Realidade Virtual, para que o usuário consiga adentrar em um mundo virtual, em primeiro lugar são necessários dispositivos de VR.

Eles estão estruturados em três componentes principais: um PC, um smartphone ou um equipamento semelhante capaz de executar o software e um equipamento de visualização que ficará preso na frente dos olhos e algum tipo de dispositivo de controle. Estes componentes atuam em conjunto para gerar em frente aos olhos do usuário um novo ambiente.

Esta atuação é capaz de enganar os sentidos de qualquer um, de forma que a mente acredita que aquilo realmente é real.



Realidade Aumentada:

Já no caso da RA não se trata de uma nova realidade criada.

O que ocorre é que elementos 3D são inseridos em ambientes reais. Ou seja, ao invés de entrarmos em um ambiente tridimensional como na VR, é o 3D que imerge em nosso mundo.

No caso da Realidade Aumentada ela funciona da seguinte forma: é necessária uma webcam ou outro dispositivo que permita a interpretação e criação de um objeto virtual.

  • Câmera: transmite a imagem que vai ser combinada com a animação. 
  • Software ou aplicativo inteligente: interpreta o sinal transmitido pela câmera. 

A fotografia capturada será projetada com uma imagem em 3D previamente incluída no aplicativo responsável pela renderização das ilustrações.

Devido ao fato de a câmera estar a capturar as imagens em tempo real e as misturar com animações, esta junção causa o efeito de realidade aumentada.

Webgrafia:
https://www.oficinadanet.com.br/post/17083-qual-a-diferenca-entre-realidade-virtual-e-realidade-aumentada
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Chegou ao fim...

Neste período, o principal objetivo foi adquirir bases a cerca da programação e foi conseguido, pois conseguimos obter um bom trabalho sem a...