quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Modelos de Cor

Os Modelos de cor fornecem vários métodos de definição de cores, e cada modelo define as cores utilizando componentes de cores específicos. Há diversos modelos de cores que podem ser selecionados ao criar imagens gráficas.



Pixel:
  • Menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira.
  • Contem informação do brilho e da cor que constitui uma determinada imagem.
Resolução de uma imagem: 
  • Quantidade de informação que a imagem contem por unidade de comprimento, ou seja, o números de pixels por polegada. 
  • A resolução de uma imagem pode ser definida, de forma impropria, pelo seu tamanho, ou seja, o números de pixels por coluna e linha. 
  •  A resolução da imagem determina não só o nível de detalhe de uma imagem mas também os requisitos do tamanho do ficheiro.
Profundidade de cor ou de pixel: 
  • Numero de bits usado para representar a cor de um pixel numa imagem. Este valor tem como unidade de medida o bit por pixel (bpp). 
  • Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
Tamanho de um ficheiro:
  • Depende do número de pixeis que o constituem, por isso, quando maior o número de pixeis maior será a sua resolução.
Modelo RGB

O modelo RGB é um modelo aditivo, que descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores primárias: 
  • Vermelho (Red)
  • Verde (Green)
  • Azul (Blue) 
Cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de, 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF.


Pode também ser representada por um cubo que representa o modelo de cor RGB, usando um sistema de coordenadas cartesianas para especificar as diferentes cores, que variam de 0 a 1. Em que as cores se encontram divididas pelos vértices do cubo.



A escala de cinzentos: é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices preto e branco.
  • Preto: (0,0,0); ausência das três cores primárias
  • Branco: (1,1,1); representação simultânea das três cores primárias
  • Azul (B): (0,0,1)
  • Vermelho (R): (1,0,0)
  • Verde (G): (0,1,0).
Modelo CMYK

CMYK é a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black). O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.


Modelo HSV

HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:

  • Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
  • Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
  • Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.



Modelo YUV

O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Nos modelos RGB e CMYK cada cor incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independente de outra. No caso de se estar a guardar um pixel de acordo com o modelo RGB e se o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando o tamanho da informação. O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela componente luminância (V) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - V). Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.


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Neste período, o principal objetivo foi adquirir bases a cerca da programação e foi conseguido, pois conseguimos obter um bom trabalho sem a...